Você está visualizando atualmente Relatório dos EUA diz que Coronavírus saiu de laboratório de Chinês

Relatório dos EUA diz que Coronavírus saiu de laboratório de Chinês

Três anos depois do pico da pandemia de covid-19, uma pergunta ainda não foi respondida: qual é a origem do novo coronavírus? Neste domingo (26), o governo norte-americano deu uma resposta — ainda que preliminar.

Um relatório confidencial recentemente fornecido à Casa Branca e aos principais membros do Congresso norte-americano diz que o vírus se espalhou a partir de um vazamento acidental em um laboratório de Wuhan, na China.

A conclusão muda o posicionamento do Departamento de Energia dos EUA, autor do relatório, que até então manifestava dúvidas sobre a origem do vírus.

A conclusão do Departamento de Energia é relevante porque a agência possui considerável conhecimento científico e supervisiona uma rede de laboratórios nacionais dos EUA.

No entanto, o departamento fez seu julgamento com “baixa confiança”, de acordo com fontes com conhecimento do relatório confidencial. Já o FBI, que havia chegado à mesma conclusão antes, tem “confiança moderada” nesta visão.

Telegramas do Departamento de Estado dos EUA escritos em 2018 e documentos internos chineses mostram que havia preocupações persistentes sobre os procedimentos de biossegurança da China, que foram citados pelos proponentes da hipótese de vazamento de laboratório.

O vírus covid-19 circulou pela primeira vez em Wuhan, na China, até novembro de 2019, de acordo com o relatório de inteligência dos EUA de 2021.