O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o promotor aposentado Walber Luís do Nascimento por declarações ofensivas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada pelo corregedor Ângelo Fabiano Farias durante sessão realizada em 10 de dezembro.
As declarações ocorreram em uma audiência judicial em Manaus, onde Walber teria chamado Lula de “líder da quadrilha de ladrões” e criticado ministros dos tribunais superiores, associando-os ao Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar de o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ter investigado o caso, o processo foi arquivado devido à aposentadoria do promotor.
O PAD foi instaurado poucos meses após Walber protagonizar outra polêmica, ao comparar a advogada Catharina Estrela a uma cadela, fato que gerou outro processo disciplinar reaberto recentemente pelo CNMP. O corregedor Ângelo Fabiano já havia sinalizado a possibilidade de apurar as ofensas contra Lula e os ministros durante a reabertura do caso envolvendo a advogada.
Walber Nascimento foi ouvido na terça-feira (17) em relação ao caso de Catharina Estrela, assim como a própria advogada e três testemunhas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas.
com informações do Portal A Crítica