Você está visualizando atualmente Bolsonaro manobra e tira Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara

Bolsonaro manobra e tira Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta segunda-feira, 23, a destituição do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) do cargo de vice-presidente da Casa, atendendo uma demanda do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Aliado de Bolsonaro, Lira editou um despacho – que ainda será publicado em uma edição extra do Diário Oficial da Câmara – destituindo o vice-presidente e desafeto do presidente da República.

Em postagem no Twitter, Ramos creditou a destituição do cargo à “pressão do presidente da República, que deu uma ordem ao presidente da Câmara por uma live”.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia afirmado afirmou que pediu a Valdemar Costa Neto, que comanda o PL, para retirar o deputado opositor Marcelo Ramos (PSD-AM) do cargo de vice-presidente da Câmara.

“Uma coisa que tem a ver comigo porque eu sou do partido, o PL. Eu pedi para o presidente do partido que [sic] o vice-presidente da Câmara… [ele] mudou de partido. Saiu do PL e foi para outro partido”, afirmou Bolsonaro, em sua live semanal.

Eleições
O novo ocupante do cargo terá que ser do PL. Qualquer um no partido poderá se candidatar, mas, se houver mais de um nome, a disputa é decidida pela maioria do plenário. O ex-líder do governo major Vitor Hugo (GO) é um dos cotados após ficar sem a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) justamente por trocar de partido