As campanhas de dois candidatos a deputado federal pelo Amazonas estão chamando muita atenção por causa das estruturas milionárias. São eles o deputado estadual Saulo Vianna (União Brasil) e Adail Filho (Republicanos). Os dois não escondem que trabalham para ser os mais votados no pleito e têm ambições futuras.
Vianna se apresenta como o candidato da preferência do governador Wilson Lima, seu correligionário. Ele esteve envolvido no centro de uma polêmica quando da distribuição de peixes na Semana Santa. Naquela ocasião, um vídeo circulou nas redes sociais e aplicativos mostrando funcionários do deputado fazendo uma atividade paralela, que também utilizaria o pescado adquirido pelo Estado.
Seja como for, o deputado, que chegou a ser preso e cassado depois da eleição de 2018, sob a acusação de abuso do poder econômico, tem amealhado apoios importantes de prefeitos e lideranças e mantém uma estrutura enorme de campanha, com aeronaves e ume equipe enorme à sua disposição.
Também já tendo enfrentado problemas com a Polícia e com a Justiça Eleitoral – foi preso em uma operação do Ministério Público acusado de corrupção e perdeu o mandato que conquistou em outubro passado depois de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que considerou ser o terceiro dentro do mesmo núcleo familiar -, Adail Filho é outro que chama atenção pela estrutura pesada de campanha.
Em 2014, a irmã dele, Mayara Pinheiro, foi a deputada estadual mais votada. Na época ela era vice-prefeita de Coari. A estrutura que usou também chamou muita atenção, mas ela não chegou a ter problemas com a Justiça Eleitoral.
Agora, Adail mantém bases grandes em vários bairros de Manaus e municípios do interior, além de deslocar-se pelo Estado em aeronaves fretadas, sempre com uma grande entourage.
Alguns concorrentes ouvidos pelo blog, inclusive deputados federais com mandato, estão impressionados com a desenvoltura de Vianna e Adail. E não descartam denunciá-los por abuso do poder econômico mesmo antes das eleições.
Via: Blog Hiel Levy