IRANDUBA, AM – A 1.ª Vara da Comarca de Iranduba decretou a falência do Hotel de Selva Ariaú, da empresa River Jungle Hotel Ltda, nessa terça-feira (31). O empreendimento foi o primeiro hotel de selva da Amazônia, e o maior do Brasil, tendo seu auge nas décadas de 80 e 90.
A decisão foi proferida pela juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, ainda a ser disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico, e fixa como termo legal da falência o dia 25/02/2003, data dos protestos dos cheques contra a requerida, nos termos do artigo 14, inciso III, da Lei de Quebra.
O Hotel Ariaú fica estabelecido à margem direita do paraná do Ariaú, no município de Iranduba, cuja administração não efetuou o pagamento, no prazo legal, de duplicatas vencidas e protestadas, apontadas na ação por credor.
Na parte do dispositivo da sentença, a magistrada ordena que os representantes da empresa falida compareçam em juízo para as declarações previstas no artigo 104 da nova lei, apresentação da relação nominal de credores indicando endereço, importância, natureza e classificação dos respectivos créditos, além de livros, especialmente os obrigatórios a todo comerciante e que não foram entregues ao liquidante extrajudicial, e arrolamento de bens pertencentes à empresa falida, para promover a arrecadação.
Ariaú Amazon Towers fechou em 2015 e o local foi completamente abandonado. Passeio leva turistas até a região para mostrar o que sobrou do renomado hotel.
Durante muito tempo, o Ariaú Amazon Towers, no Amazonas, foi considerado símbolo do turismo mundial. Desde o fechamento do famoso hotel de selva, em 2015, o local foi completamente abandonado, sofreu com a ação do tempo e teve a estrutura saqueada.
Há cerca de sete meses, um hotel de selva em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, passou a incluir as ruínas do Ariaú Amazon Towers como roteiro de um passeio turístico que fazem pela região.