Na última quinta-feira, o instituto Perspectiva divulgou os resultados de sua terceira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Manaus. A pesquisa ofereceu uma visão abrangente do cenário político na cidade, indicando uma corrida acirrada entre o prefeito David Almeida, e o deputado federal Amom Mandel.
Na escolha espontânea, o atual prefeito, David Almeida, manteve sua liderança com 15% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Amom Mandel ficou em segundo lugar, com 8,9% dos votos. Os candidatos Roberto Cidade e Coronel Menezes registraram 1,4% e 1,5%, respectivamente.
Na categoria de escolha estimulada, que considera apenas a primeira opção de voto, David Almeida continuou liderando, com 31,5%, seguido de perto por Amom Mandel, que obteve 27,1%. Coronel Menezes e Roberto Cidade alcançaram 6,7% e 4,2%, respectivamente.
O que chama a atenção é a possibilidade de um segundo turno eleitoral entre Amom Mandel e David Almeida. Nesse cenário hipotético, David Almeida venceria com 46% dos votos, enquanto Amom Mandel conquistaria 41%. Além disso, 10% dos eleitores estariam inclinados a votar em branco ou anular seu voto, e 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também abordou a rejeição dos candidatos, fornecendo informações sobre como os eleitores veem os postulantes ao cargo. Nesse aspecto, David Almeida liderou com 9,5% de rejeição, seguido por Coronel Menezes com 4,8%, Amom Mandel com 3,6% e Roberto Cidade com 1,7%.