Você está visualizando atualmente Furto de energia em mansão prejudica fornecimento a moradores do Tarumã

Furto de energia em mansão prejudica fornecimento a moradores do Tarumã

Residência de alto padrão usava subestação de maneira irregular

Uma equipe de fiscalização da Amazonas Energia flagrou, nesta semana, uma mansão que furtava energia de uma subestação no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, afetando o fornecimento do serviço aos moradores da região. O caso foi descoberto pela empresa, que realizou uma inspeção técnica acompanhada do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil para constatar o crime.

Foi registrado um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) para a unidade consumidora, e a Amazonas Energia retirou o medidor e o transformador do local. O fornecimento de energia para o local também foi suspenso no poste. A Unidade Consumidora instalada no local não pertencia à região de Tarumã, mas sim ao bairro do Distrito Industrial. Além disso, o selo da caixa estava violado e a ligação metálica do medidor colada, impedindo a contagem do consumo pelo relógio.

A subestação funcionava com 112,5 KVA, operando na rede de média tensão de 13.8 KV da Amazonas Energia, o que resultava em uma utilização acima do padrão estabelecido pela concessionária para a área. A concessionária ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraudes na medição de energia sobrecarrega os transformadores, bem como a rede de distribuição de energia elétrica. “A irregularidade afeta o serviço de distribuição às pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses”, reforça Radyr Gomes, diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energia.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os cálculos da tarifa de energia consideram as perdas por irregularidades/fraudes, fazendo com que o bom cliente acabe pagando pelo furto praticado por terceiros. De acordo com Radyr Gomes, as ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústrias e comércios. “O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive autoridades dos governos estadual e municipal”, completa.

O furto de energia e fraude de medidores são crimes tipificados no Código Penal brasileiro, além de serem passíveis de multas administrativas. Qualquer denúncia pode ser feita por meio do telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site da Amazonas Energia ou pelo aplicativo disponibilizado pela concessionária.