MANAUS – O Ibama multou na manhã desta terça-feira (18) o fazendeiro Agenor Tupinambá, que ficou conhecido por gravar vídeos com uma capivara de estimação batizada de Filó, no município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus). Parte das multas foram expostas pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que acompanhou o jovem na sede da autarquia.
As multas somam R$ 17 mil, disse a deputada. Em relação à capivara, Agenor foi multado por “praticar ato de abuso contra animal silvestre” e por “explorar imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso”. O Ibama também multou o fazendeiro por “utilização de fauna silvestre e exposição em redes sociais” em razão de vídeos gravados com uma preguiça-real e uma paca.
Agenor, que é estudante de Agronomia da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), encantou as redes sociais no início deste ano ao mostrar a rotina com Filó, a capivara que foi resgatada após perder a mãe para caçadores. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o jovem contou que, durante a caça, indígenas acabaram atingido a mãe dela e ela acabou nascendo “forçada”.
Após a repercussão dos vídeos com Filó, Agenor passou a ganhar milhares de seguidores nas redes sociais, chegando a 348 mil no Instagram (dados registrados nesta terça-feira). Além de mostrar a rotina com a capivara, ele faz questão de expor o cuidado com outros animais da fazenda em que ele mora, como búfalos, bezerros e cavalos.
Amazonas Atual