Você está visualizando atualmente Lábrea; Vereador encerra sessão após formação de chapa que impediria seu 4° mandato na Presidência da Câmara

Lábrea; Vereador encerra sessão após formação de chapa que impediria seu 4° mandato na Presidência da Câmara

O atual presidente da Câmara Municipal de Lábrea, Regifran Amâncio (MDB), encerrou de maneira súbita, a sessão que poderia por fim ao seu longo mandato como Presidente da Câmara Municipal de Lábrea, que sempre contou com a ajuda do Prefeito Gean Barros para continuar no comando do poder legislativo.

O encerramento da sessão, impediu que a única chapa protocolada dentro dos critérios legais para concorrer a eleição da Mesa diretora da Câmara pudesse ser votada. A chapa composta apenas por mulheres foi totalmente ignorada pelos demais vereadores, que de forma preconceituosa não foram a plenária participar da votação.

De acordo com o regimento interno da Câmara de Vereadores, a chapa formalizada, já tinha vitória garantida, uma vez que era a única chapa inscrita, Desta forma, houve um movimento para que os vereadores da base governista permanecessem em seus respectivos gabinetes e outros abandonassem a Câmara durante a sessão.

Diante do extraordinário, o Presidente fez o encerramento da sessão, alegando não  haver quórum (quantidade mínima obrigatória de membros presentes ou formalmente representados, para que uma assembléia possa deliberar e tomar decisões válidas), por outro lado, o vereador líder do prefeito na Câmara, vereador Hélio camurça, afirmou que havia quórum suficiente, uma vez que 6 vereadores optaram por ficar em seus gabinetes e outros 7 na plenária, totalizando a metade e mais um vereador, o que daria o direito a votação.

Os Vereadores que compõe a chapa, disseram que irão a justiça requerer o exercício do regimento interno, bem como a reparação de seus diretos enquanto parlamentares eleitos de forma democrática e republicana.