Você está visualizando atualmente São Sebastião do Uatumã: Jander Barreto é vítima de fake news e ataques políticos

São Sebastião do Uatumã: Jander Barreto é vítima de fake news e ataques políticos

No município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), quatro candidatos estão na disputa pela prefeitura: Jander Barreto (União Brasil), Carlos Barroso Foguetão (PDT), Dra. Girlane Vasconcelos (PL) e Fernando Boto (MDB).

Na última quinta-feira, 12/09, um ocorrido no município está sendo usado para disseminar fake news, para atacar diretamente o atual prefeito Jander Barreto (União Brasil), que busca a reeleição e tem liderado as intenções de votos entre os uatumaenses.

A ambição pelo poder é de tamanha força que usam de todas as artimanhas maliciosas para esvaziar o grupo político do atual mandatário que durante os seus quase 4 anos de gestão reestruturou o município que se encontrava abandonado, ruas esburacadas, escolas e UBSs deterioradas e a saúde na UTI.

Em três anos e meio reconstruiu a Unidade Hospitalar do município, as UBSs Maria de Lourdes, Altair Fernandes, Álvaro Braga e da Comunidade Santa Helena, além da Escola Municipal Maria Mendes, Driele Braga (Santana), Santa Helena, construiu a Escola da Comunidade Nova Canaã, e reformou muitas outras na zona rural, instalando com equipamentos modernos.

Na infraestrutura, asfaltou ou Bairro São Francisco, recapeou as principais vias do município e pavimentou o Distrito de Santana através de emendas parlamentares, entregou um terminal flutuante para o local e levou a nova iluminação pública de led tanto na sede quanto em Santana.

Hoje a saúde conta com uma rede de médicos especialistas, medicamentos, ambulanchas para remoções nas calhas dos Rios Uatumã, Jatapú e Maripá, além de uma ambulância UTI que fica em Itapiranga/AM, caso precise usar para levar pacientes até Manaus, além da Casa de Apoio implantada para os munícipes que não tem para onde ir e precisam ficar na capital em tratamentos de saúde. As ações fizeram o município saltar em 2023 da 57ª posição para a 7ª colocação no ISF – Indicador Sintético Final (ranking que mede a saúde nos municípios)

Recuperou a Cultura e o Turismo, com o retorno da Festa do Tucunaré (mediante o nível do rio), apoiou os eventos de cunhos religiosos como a Festa do Padroeiro, Santana para Cristo e Marcha para Jesus, além do Festival Folclórico e demais eventos das comunidades da zona rural, estendeu hombridade para a buscativa dos ovos e posteriormente a soltura dos quelônios intensificando o turismo de base comunitária.

Na educação São Sebastião do Uatumã deu um salto importante no IDEB, saindo da 32ª posição se tratando dos anos iniciais para 11ª colocação e nos anos finais saiu da 4ª posição para 3ª colocação, tudo isso é o fruto do trabalho de todos os profissionais da educação e da estrutura destinada pela gestão que está comprometida com a educação desde os primeiros passos até a entrega para o ensino médio, a mais de 30 anos o município não tinha uma Creche e no governo de Jander Barreto e Jacaré foi entregue a Creche Professor Hidelfonso Carneiro.

O esporte foi recuperado em São Sebastião do Uatumã, com a construção da Arena Barretão, Quadra Sintética do Pelicão, reestruturação do Arinão, e apoio a diversas modalidades, sediou o JEAs 2022 e apoiou a delegação uatumaense em 2023 (Polo Itapiranga) e 2024 (Polo Urucará), para o lazer entregou a Praça do Murucy com Academia ao Ar Livre, Pista de Esqueite, Quadra de Areia e Quadra Sintética.

Muitas conquistas e transformações São Sebastião do Uatumã recebeu e vem recebendo, contudo, os opositores da atual gestão estão tentando fragmentar essas conquistas, pois não tem propostas e nem se quer amam o município, pois em épocas de promoverem a cidade para o turista conhecer as belezas do Uatumã, ficam amordaçados, mas, agora com a disputa eleitoral querem atribuir acusações, distorcendo os reais fatos e espalhando notícias falsas para confundir a mente do eleitor.